segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PROJETO MEU PRIMEIRO LIVRO


O Projeto Meu Primeiro Livro foi vivenciado na Escola de Ensino Fundamental Paraíso do Saber, localizada a rua Dr. José da Silveira, nº 252, Trairi-Ce e teve como objetivo estimular nos alunos do Jardim II o hábito e o interesse pela leitura e escrita.
Durante dois meses as tias Raquel, Kika e Rosângela desenvolveram com os atividades lúdicas de leituras, estimulando a oralidade, a criatividade e imaginação.
Os pequenos conheceram diversos tipos de textos, como contos de fadas, poesia, rimas, bilhetes, notícias de jornais, além de vivenciarem também atividades com rótulos e listas de palavras. Produziram pequenos textos e confeccionaram um livro, uma coletânea dos textos produzidos pelos alunos do Jardim II. 














A culminância do projeto foi realizada na última sexta-feira (26 de novembro) com uma grande e inesquecível NOITE DE AUTÓGRAFOS.
Os pequenos tão concentrados e atentos autografavam um a um os livros dos pais, avós, padrinhos, tios, enfim foi um momento de reconhecermos que a leitura é de fundamental importância na vida destes pequeninos.
 
















IMAGENS DO LIVRO "MEU PRIMEIRO LIVRO"

 

  








terça-feira, 23 de novembro de 2010

Água... em alguns lugares ela já não existe mais...


 ÍNDIA: todos querem desesperadamente apenas um pouco de água...
 SUDÃO: jovens sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com um filtro especial para evitar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné.

ÁUSTRIA: os glaciares que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume no século passado. Trabalhadores da estação de esqui de Pitztal cobrem o glaciar com uma manta especial para proteger a neve e retardar o seu derretimento...
 NIGÉRIA: as águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo, sem qualquer cuidado.
 ESTADOS UNIDOS: Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do desenvolvimento.
 QUÊNIA: aldeões na ilha de Coronilla cavam poços profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é totalmente salobra.
 MAR DE ARAL: foi o quarto maior lago do mundo no início do século 20. Agora é um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão...
Valorize a água de sua torneira... em alguns lugares ela já não existe mais!!!